A linha de gateways com interface shell da Aligera permite a possibilidade de agendamento de atividades através da ferramenta crontab. Para que isso seja possível, primeiro deve-se definir um servidor de horário (servidor NTP) a ser utilizado pelo gateway. Tal processo pode ser efetuado através da interface WEB, na aba Configuration, campo NTP Server, conforme exemplo abaixo:


Lembre-se que para configurar esse campo com um nome de DNS, você deve ter configurado no gateway servidores de DNS que resolvam esse nome.


Para a execução dos próximos passos, é recomendável que você tenha conhecimentos básicos em manipulação de arquivos de configuração em sistemas Linux e também do utilitário crontab.


Acesse o gateway via SSH, as credenciais de acesso são as mesmas da interface WEB, e edite o arquivo /etc/crontabs/root com o editor de textos vi, incluindo o padrão agendamento do crontab, conforme exemplo abaixo:


* 23 * * * reboot


No exemplo acima, o gateway será reiniciado diariamente as 23h UTC. O horário de agendamento, assim como a hora do equipamento é sempre no padrão UTC.


Após isso, você deve executar o comando abaixo para copiar as alterações para a memória flash do equipamento e então reiniciar o mesmo:

cp -R /etc/crontabs/root /mnt/config/
reboot


Nos horários programados o gateway efetuará o procedimento descrito na linha do crontab. Havendo necessidade podem ser adicionadas mais linhas ao arquivo com diferentes horários e diferentes procedimentos a serem executados.